quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Porto Seguro - Bahia

Dessa vez, não foi uma viagem solitária... fui muito bem acompanhada. Viagem certinha, hospedagem em hotel, enfim, nada que lembre um mochilão. Fiz um roteiro básico, pois não queríamos passar uma semana somente em Porto Seguro, mas acabamos não indo pra todos os lugares q planejei. Ás vezes, o melhor não é conhecer o máximo de lugares possíveis, mas relaxar, curtir as mordomias do hotel, uma preguicite na praia mais próxima...
Pra mim, o melhor passeio foi o de Recife de fora e na praia em Coroa vermelha, onde se forma um banco de areia na maré baixa onde podemos andar por quase 1 Km no meio do mar...
Passeio básico em PS é ir na passarela do álcool à noite. Tem várias opções de restaurantes (pra todos os bolsos), barracas de artesanato, comidas típicas e bebidas.
Falando nisso, a bebida mais conhecida em PS é o capeta - vodka, leite condensado, pó de guaraná, canela e chocolate... uma delícia!  Tomamos vários, mas em cada dia q tomamos o sabor era diferente. E no lugar que dizia ter o melhor capeta de Porto Seguro, foi tão ruim que jogamos fora!
Nos arrependemos um pouco de ter ficado num hotel em PS. Escolhemos um hotel de frente pra praia, mas não tinha muitas opções de passeios à noite e o bar da praia  fechava ás 18hs!
Arraial d'Ajuda deve ser bem melhor pra se hospedar pois tem mais agito à noite, com lojas, bares e as melhores praias tudo muito perto, sem ter q ficar pra lá e pra cá de táxi.
Já tinha ido em Arraial no meu primeiro mochilão, aos 16 anos... antes o lugar tinha um clima mais hippie, com gente mais maluquinha, muito rock... Hoje, apesar de elitizado, continua sendo aconchegante com pessoas muito receptivas. A única coisa que incomodou foi o número de ambulantes na praia... o tempo todo alguém te oferecendo coisas. De resto, o paraíso.

Memorial do Descobrimento - lugar lindo para conhecer mais sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, além da réplica da nau usada por Cabral - vale a pena!

Caminhada no fim da tarde da praia de Taperapuã até Curuípe
(depois que nos disseram que era perigoso pela bandidagem solta por lá!)


Coroa Vermelha - a melhor praia de Porto Seguro, além de ter um museu indígena, esculturas que rendem  fotos bem divertidas, ótimas opções de artesanatos e licores... ô delícia!


Passeio de escuna ao Recife de Fora - imperdível!

Centro histórico de Porto Seguro - além das primeiras igrejas,  há apresentações de capoeira e um lindo mirante.


Chegada de balsa em Arraial d'Ajuda


Julho.17 - Confess - Collen Hoover - Outlander III - O resgate no mar Maio/Junho.17 - Os irmãos Sister - Patrick de Witt - Outlander I...